sábado, 21 de janeiro de 2012

Onde está a inteligência do brasileiro?

Por Elisangela Silva

Nessa semana o país acompanhou dois fatos que tiveram grande repercussão. O primeiro ocorreu em um reality show onde supostamente houve um estupro. O segundo, uma frase dita em um comercial liderou os tópicos dos assuntos mais comentados.

Ambas as discussões ganharam força principalmente nas redes sociais. O suposto estupro no reality show dividiu as opiniões entre aqueles que acham que o participante é culpado, e os que defendem que pelo fato de ser negro, há discriminação por trás de toda a ação. O acusado foi eliminado do programa e o caso está sob investigação policial.

Mas o que esperar de um programa como esse que expõe os participantes a todo tipo de situação. Por que não se lembrar das milhares de mulheres que são violentadas diariamente de diversas formas e nem sempre o culpado é punido.

Será que esse fato no reality show não faz parte do jogo? Hoje sabemos que por um minuto de fama, uma pessoa é capaz das mais variadas loucuras. Só a investigação policial vai apontar se houve ou não o estupro.

O segundo fato que mereceu atenção foi a propaganda de um empreendimento imobiliário onde uma família de classe média está reunida para comemorar o sucesso do projeto, entretanto a filha do casal está no Canadá e não pode participar da comemoração.

A frase dita pelo pai ganhou tanto destaque que a jovem teve sua volta antecipada ao país, e mereceu até matéria em telejornais e as mais variadas manifestações nas redes sociais e principais sites de notícias.

Esses dois exemplos mostram que o brasileiro deixa assuntos sérios de lado para se preocupar com coisas fúteis. É claro que o avanço das redes sociais na disseminação de informação tem contribuído e muito para simples situações ganharem status.

O que quero alertar é o fato de nos preocuparmos com coisas sem relevância, sendo que vivemos em um país assolado em pleno século XXI com sérios problemas sócio-econômicos. Enquanto se dá importância para assuntos que não levam a nada, problemas crônicos ficam sem solução.

Por que a mesma mobilização nas redes sociais não se volta para alertar o governo dos problemas enfrentados pelo povo e assim, buscar soluções. Sinceramente, enquanto o brasileiro continuar dando atenção a fatos irrelevantes, o país nunca vai sair da situação em que está.

Temos coisas mais importantes para resolver e não podemos perder tempo com futilidades. Onde está a inteligência e força de vontade do povo brasileiro? Um reality show dura alguns meses, todo dia temos novas propagandas, e os problemas cotidianos, não podemos buscar as soluções para enfrentá-los? Cada um procure a sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário