quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A queda que reergueu um gigante para o mundo


O sucesso de 2012 do Corinthians começou com a queda para segunda divisão e hoje o clube é referência no mundo do futebol
Por Elisangela Silva

Sem dúvida alguma o ano de 2012 foi excelente para o Corinthians, pois o clube faturou nada menos que a Copa Libertadores de América e o Bicampeonato Mundial de Clubes. Um projeto bem sucedido iniciado em 2008 com a queda para segunda divisão do futebol nacional.

Após uma parceria cheia de mistérios com o fundo de investimentos MSI, que trouxe além de muito dinheiro, alguns jogadores como o argentino Carlos Tevez, o clube passou a estampar as páginas policiais depois que o ministério público do Estado de São Paulo divulgou que a MSI fazia lavagem de dinheiro com os investimentos no clube.


O ano de 2007 marcou o afastamento do ex-presidente Alberto Dualib e início da queda do time para Série B consumada em 02 de dezembro. Andrés Sanches assumiu a presidência e gerou uma reestruturação no clube, principalmente através do departamento de marketing, que organizou inúmeras campanhas, entre elas, a mais famosa “Eu nunca vou te abandonar”.

Com a chegada do técnico Mano Meneses e jogadores como Andrés Santos e Herrera, o time jogou a série B e foi campeão com muitas rodadas de antecedência. A partir daí a lista de títulos começou a aparecer com o campeonato Paulista e Copa do Brasil em 2009, que credenciou o clube para disputar a Libertadores da América.

Com a saída de Mano Meneses para assumir a Seleção Brasileira em 2010, o clube contratou o técnico Tite. Nesse ano não conquistou títulos, mas já iniciava um projeto de longo prazo com a nova comissão técnica.

Em 2011 o time começou o ano jogando a pré – libertadores e sofreu outra eliminação desta vez para o desconhecido Tolima, e a diretoria manteve o técnico Tite no cargo mesmo com toda a pressão, principalmente por parte da torcida. Essa aporta deu certo e o time foi o campeão brasileiro no mesmo ano.

Com esse bom retrospecto aliado a um modelo de gestão focado na profissionalização, organização e pesado investimento no marketing, Mário Gobbi assumiu a presidência do clube em fevereiro de 2012 e manteve o estilo de gestão de seu antecessor.

O clube estreiou na disputa da Copa Libertadores em 15 de fevereiro 2012 e carimbou sua entrada para o seleto grupo de times que venceram a competição de maneira invicta. Foram 14 jogos, com oito vitórias e seis empates.

No campeonato brasileiro o time acabou na 5º colocação e seus esforços estavam centrados na disputa do mundial de clubes. O primeiro jogo foi em 06 de dezembro contra o Al Alhy, time egípcio que foi superado pelo timão, pelo placar de 1x0, com gol de Paolo Guerreiro.

Em 16 de dezembro a final foi disputada em Yokohama, no Japão, diante do milionário time do Chelsea, que igualmente ao Corinthians, venceu pela primeira vez a Liga do Campeões da Europa.
O time mostrou concentração e poder de marcação em campo e venceu com mais um gol de Guerreio e defesas espetaculares do goleiro Cássio o time inglês e sagrou-se bicampeão do Mundial de clubes da FIFA, 12 anos após a conquista do primeiro título.

Diante desse cenário, o clube comprovou que com uma gestão focada no futebol, apostando em projeto a longo prazo da comissão técnica e um departamento de marketing eficiente, bons resultados são colhidos. Mas vale lembrar que esse modelo não faz parte ainda da cultura de muitos clubes no país.

O Corinthians hoje é um exemplo de gestão a ser seguido e não é por menos que é o clube mais forte do futebol brasileiro e está entre as 25 marcas mais valiosas do mundo do futebol.

Mas para chegar nesse patamar, diversos agentes foram fundamentais, entre eles a torcida que apoiou o time em todos os momentos e o estilo de trabalho do Técnico Tite que assumiu o clube em 2010 e foi responsável por dar uma nova cara para o elenco que não tem grandes craques, mas jogadores que jogam pelo coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário