domingo, 5 de junho de 2011

Vôlei ganha mais destaque na mídia

Técnico cita quais estratégias usadas para evidenciar times em veículos de comunicação
Por Elisangela Silva*

O encerramento da oficina de jornalismo esportivo contou com uma coletiva de imprensa com Giovane Gávio, técnico do SESI. O evento aconteceu no dia 25 de maio no anfiteatro da Uninove campus memorial.


O bicampeão olímpico explicou para os alunos a importância do patrocínio para o vôlei e quais estratégias são elaboradas para evidenciar o time na mídia. Quem imagina que o planejamento é feito próximo das competições se engana.


Durante todo o ano há o acompanhamento realizado em todos os veículos de comunicação para saber quanto tempo o time e o patrocinador aparecem para o público. 

Dessa forma é possível  avaliar a divulgação das informações e dizer quanto isso custaria se fosse publicidade.Esses dados são apresentados as empresas que patrocinam mostrando  as vantagens de se apoiar essa modalidade.


Giovane destacou que houve avanço na maneira de mostrar o vôlei, pois com a volta de grandes jogadores atuando nos times brasileiros, despertou o interesse principalmente da TV que passou a dar mais espaço em sua programação para os jogos.


Outro detalhe que difere essa modalidade do futebol é que os atletas são mais acessíveis a imprensa. Não é necessário, por exemplo, marcar horário para entrevistas.

Durante os treinos a mídia tem total acesso as informações sobre os times. É um bom momento para colocar o elenco e a marca em destaque, trazendo mais visibilidade.


Os jogadores passam por um treinamento sendo preparados para dar qualquer tipo de informação nas entrevistas sobre o time. As mídias sociais mostraram segundo Giovane serem uma ótima ferramenta de comunicação que aproxima o atleta dos torcedores.


O técnico do SESI apontou que a imprensa sempre esteve mais preocupada em mostrar o que dá errado, mas há muita informação legal que é desperdiçada. 

Elogiou a estrutura do clube e descartou a possibilidade de treinar o time feminino de vôlei do SESI que será montado este ano.Ser técnico da seleção brasileira de vôlei nos próximos anos está em seus planos.

*Matéria produzida durante o encerramento da Oficina de Jornalismo Esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário