domingo, 28 de novembro de 2010

Corpo em Forma para o Verão

 Por Elisângela Silva


Aliar alimentos saudáveis e treinos adequados gera resultados satisfatórios

A busca pelo corpo perfeito é algo que norteia a vida de milhares de pessoas e quando está perto do verão, a corrida para as academias aumenta consideravelmente sem qualquer orientação. Muitos acreditam que é possível chegar a um corpo perfeito de maneira rápida, mas especialistas da área rebatem essa afirmação e dão dicas preciosas para aqueles que realmente querem chegar ao verão com o corpo em forma.

É de vital importância procurar orientação médica antes de iniciar qualquer atividade física, seja para diminuir os efeitos de alguma doença, ou para o condicionamento físico,pois do contrário, a pessoa corre sérios riscos de uma lesão grave no corpo e até distúrbios emocionais quando o resultado esperado não é alcançado.

Mas em um ponto, profissionais de educação física e nutricionistas são unâmines: é impossível obter um corpo “sarado” sem que a alimentação seja equilibrada. De acordo com a nutricionista Tatiana Cruz para aqueles que querem obter resultados nos exercícios, é fundamental uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes, sucos naturais e muita água, para que os resultados apareçam.

Tatiana afirma que paes, frituras, lanche, doces, gorduras e bebidas alcoólicas devem sair do cardápio daqueles que buscam pelo corpo perfeito. Ela alerta que as pessoas não devem deixar de se alimentar (certas dietas exigem que se reduza o número de refeições diárias ou só se coma determinado alimento). Ao evitar doces pode se optar por alimentos saudáveis como (queijos brancos, sucos naturais, iorgutes).

Já em relação às calorias ingeridas, a nutricionista enfatiza que a queima delas vai depender do tipo de atividade que se pretende fazer. Como exemplo não adianta em um treino queimar 1000 calorias e depois saborear um alimento que tenha 1200, o esforço não terá sentido algum. Por isso é importante treinar e aliar uma alimentação que reponha de forma ideal o que foi perdido num exercício.

Os alimentos light e diet segundo a nutricionista têm falsas calorias, ou seja, não possuem vitaminas, minerais e em nada ajudam na alimentação saudável. Os refrigerantes podem ser ingeridos ao menos duas vezes por semana. E sempre após uma sessão de treinos, é importante se alimentar de forma saudável.

Mas para que o resultado seja o melhor possível na busca incansável pelo corpo em forma, é necessário dedicação, acompanhamento de profissionais responsáveis por elaborar treinos eficazes e seguros, avaliação médica e força de vontade.

De acordo com Erlando Matos, dono da academia Destak, próximo ao verão o movimento na academia aumenta entre 20% a 30% e os alunos geralmente vão em busca de aumento da massa muscular ou a perda de peso.O diferencial da academia, segundo Matos é que o aluno antes de iniciar os exercícios passa por um programa de adaptação que dura uma semana, para depois ser definido o tipo de treino que é o indicado para perfil.

Aqueles que acreditam que apenas treinado na academia já é suficiente para perder peso estão enganados, pois Erlando relata que a academia é responsável por 10% dessa meta, 70 % está relacionada à boa alimentação e 20% ao descanso. Ou seja, se não houver a junção de alimentação saudável+treinos adequados+dedicação, todo o esforço será frustrado e dificilmente a pessoa volte freqüentar uma academia.

Ele enfatiza que durante qualquer exercício é fundamental se hidratar e para caminhadas, os energéticos são bons aliados na reposição da perda principalmente durante a transpiração. Embora as pessoas queiram adquirir um corpo legal em pouco tempo, é arriscado treinar sem orientação adequada, com pessoas que não sabe desenvolver programas eficazes de exercícios.

Segundo Matos, uma verdade que existe no meio é que em muitas academias, estagiários são responsáveis por treinar as pessoas ou profissionais de educação física que não se especializaram para dar treinos e acabam se aventurando nessa área, podendo trazer riscos graves aos alunos.

Em relação aos resultados, os alunos desistem dos treinos quando não vêem diferenças no corpo, a prioridade de quem procura esse tipo de serviço deve ser a saúde, num primeiro momento. Não adianta ir para academia achando que vai obter o corpo “sarado”. Matos afirma que muitos desistem dos treinos logo no 1º mês quando já vem com esse pensamento, o ideal é pensar nos benéficos que a saúde vai ter logo pelo menos nas 2 semanas iniciais, onde já há uma melhora na respiração e é possível observar o bom desempenho.

Um alerta importante para aqueles que preferem pular essa etapa e perder peso a partir do uso de medicamentos (Sibutramina). Essa prática inibe o funcionamento do metabolismo, e causa o efeito sanfona (perda e ganho de peso rapidamente). Além de prejuízos para saúde como, por exemplo, a hipertensão ou depressão.

Para o sucesso seja alcançado é importante dosar muito bem os exercícios aeróbicos com musculação, que vão trabalhar o corpo de forma igual, não esquecendo a alimentação e muita dedicação.

Os exercícios aeróbicos são ótimos para o coração e ajudam na resistência cardiovascular e podem ser feitos em moderada ou baixa intensidade de tempo.

• Caminhada
• Corrida
• Bicicleta
• Natação


A musculação não pode ser encarada apenas como levantar pesos, pois ela ajuda a emagrecer definir a musculatura e mais, ajuda a queimar a gordura localizada. Também atua no aumento da Massa Magra, ou seja, os músculos.

O importante é treinar depois de passar por avaliação médica e procurar por auxílio de profissionais de educação física que elaborem sessões de treino específicos para cada tipo de pessoa. Só assim será possível chegar ao tão sonhado corpo perfeito, se trazer riscos a saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário