Por Elisângela Silva
Profissionais de futebol devem ter atenção especial com a imagem dentro e fora das quatro linhas
A última palestra da semana de comunicação jornalística foi dedicada ao tema de assessoria em esporte, onde a assunto tratado foi como a imagem do profissional de futebol é trabalhada e construída perante a opinião pública.
Fernando Mello, diretor executivo da Press FC que presta assessoria para clubes como o Santos futebol clube, abordou a forma como a imagem de um jogador de futebol pode influenciar a maneira como as pessoas o reconhecem dentro de campo e fora.
Um dos exemplos que citou foi o jogador Raí, que atuou no São Paulo nos anos 90 e que até hoje tem sua imagem ligada à credibilidade, pois foi um atleta que soube construir de forma correta sua imagem dentro e fora do campo.
Para que o atleta tenha uma boa aceitação perante a sociedade, ele precisa equilibrar três fatores que constroem o tripé da boa imagem, segundo Fernando Mello que são: ter boa performance em campo, bom relacionamento com a mídia e uma boa conduta na vida particular.
Se por acaso há desequilíbrio em um desses fatores, existirá muita cobrança por parte da sociedade (torcedores principalmente) e muitas empresas não vão querer associar sua marca a imagem de um jogador que demonstra indisciplina em campo.
Como conduta inadequada na vida particular de um jogador, cita-se o envolvimento de Ronaldo fenômeno com um travesti que tentou extorqui-lo, ganhando espaço na mídia e o fez pedir desculpas em um programa semanal de grande audiência.
O prejuízo na imagem do jogador foi o cancelamento de um contrato milionário com uma empresa de telefonia, pois certamente esta não queria que sua marca fosse associada por alguém envolvido com tal situação.
Se o jogador possui boa reputação extra campo com características como dedicação, pontualidade, responsabilidade e educação, têm uma boa poupança, mesmo que se por algum motivo se envolva em polêmicas, como exemplo durante a copa da África no jogo entre Brasil e Costa do Marfim, onde Kaká foi expulso, isso não foi capaz de destruir sua reputação perante ao público, pois ele ao longo de sua carreira construiu uma imagem forte e acima de qualquer suspeita.
A assessoria de comunicação é inteiramente responsável por trabalhar a imagem e a forma como o jogador interage com a mídia e sociedade, pois tem como principal função, assessorar o jogador e criar fatos que ajudem a desmontar uma imagem negativa ou reverter um momento ruim na sua carreira.
O mais importante dessa palestra é que hoje o profissional de futebol deve construir uma boa imagem tendo bom desempenho em campo, bom equilíbrio na vida pessoal, ou seja, ele deve sim ir à balada, mas deve entrar em campo e jogar bem.
Já em relação às finanças, grandes marcas que querem lucrar e serem mais reconhecidas na sociedade pode usar a imagem de jogadores em destaque para alavancar suas vendas.
Já aqueles profissionais de futebol que enfrentam problemas com sua imagem podem ser auxiliados por uma assessoria de comunicação, que ajudará a modificar sua imagem negativa e ajudar na construção de uma boa credibilidade e maior aceitação do público, já que o futebol é um esporte que atrai muita atenção, pois cada pessoa sabe um pouco de desse esporte e quer que aquele jogador que defende seu time de coração dê o máximo em campo e tenha uma boa conduta fora.
Matéria produzida durante a 4º semana de Comunicação Jornalística da Uninove
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